Tuesday, January 5, 2010

Rise of the Machines

Esse é um tema que venho comentando a um tempo e pelo que tenho visto nesses últimos dias vai provavelmente ser o tema dominante no mercado de futuros de índice. Eu chutaria que uns 40% do mercado já é dominado por Bots. Isso tem forçado uma adaptação nas estratégias de curtíssimo prazo que não só tem que prestar atenção nos movimentos dos mercados lá fora como também aceitar ou não o blefe das máquinas.

Hoje foi o exemplo perfeito. O mini índice fechou acima da Bovespa na segunda e hoje, mesmo com o mercado lá fora praticamente zerado, abriu ligeiramente negativo com os bots abrindo posições vendidas. Um pouco depois das 10:10 um deles decidiu que queria ficar comprado no mercado e acabou iniciando um "rush"(pelo menos nas proporções do gráfico de 1min) de 600 pontos com os principais players trocando de posição entre eles.

X vende para Y a 70.800, Y vende para Z a 70.900, Z vende de volta para X a 71.000....e por aí vai...(Abra a fita e acompanhe trade por trade a partir das 10:10 que você vai entender o que estou dizendo)...O Volume de negócios foi bem alto, mas os big players não estavam acumulando posições muito grandes(pelo menos não hoje) e apesar disso o preço só subia.

Sinceramente eu acho esse comportamento estranho, mas se você acompanha a fita de perto fica fácil identificar quando esse tipo de movimento começa. Por exemplo: A Alpes vendeu alguns contratos na abertura, ficou parada por alguns minutos e depois iniciou suas compras (o Bot da Alpes atualmente faz suas operações de 25 em 25 contratos) quando a posição do dia dela passou de vendida para comprada foi exatamente a hora que o mini rally começou!


 

Os bots estão aí, cabe a nós nos adaptar para vencer...

No comments:

Post a Comment