Monday, January 11, 2010

Preste atenção

!@#$% acontece... O fato de o mercado financeiro ser um jogo de soma negativa garante que a grande maioria dos traders vão falhar em obter retornos ajustados pelo risco superiores ao que "O mercado" está disposto a dar. Ou seja, muitos tentam, mas só alguns conseguem efetivamente bater o mercado.

Bater o mercado é algo tão difícil, mas tão difícil que os Acadêmicos debatem até hoje se é realmente possível bater o mercado no longo prazo...

Hoje consegui criar a situação perfeita de como NÃO bater o mercado. Os futuros lá fora estavam em alta as 10:00 e sexta feira a Bovespa tinha fechado negativa ao passo que o S&P tinha fechado positivo. Isso indica que a abertura poderia ser forte por aqui. A estratégia era observar a abertura e iniciar uma posição dependendo de quão forte o mercado abrisse (se o mercado abrisse muito forte eu venderia, se o mercado abrisse fraco eu compraria) e carregá-la por uns 20-30 minutos.

O mercado abriu aqui bem forte (++0,9%) e logo de cara encontrou resistência onde eu rapidamente coloquei uma ordem de venda. Alguns instantes depois o mercado caiu 100 pontos mesmo com os big players comprando e eu decidi que os 3big estavam um tanto quanto agressivos e resolvi fechar minha posição com um resultado de 100 pontos. Coloquei minha ordem de compra a mercado e fui preencher minha planilha de operações, quando fui pegar os exatos preços de entrada e saída da operação percebi que minha venda inicial não tinha sido executada e que agora eu estava comprado no mini-indice!

Para resumir, consegui fechar essa operação no "0", mas o que fica é a raiva de ter perdido um bom scalp e principalmente o desconforto com a falta de atenção de alguns instantes que gerou um risco desnecessário na minha conta.


 

Se bater o mercado é difícil, bater o mercado sem prestar atenção é praticamente impossível...

No comments:

Post a Comment