Monday, January 18, 2010

Market Making

Boa parte da minha estratégia de operar é baseada na observação do livro de ofertas e depois de algum tempo olhando o livro começamos a perceber alguns padrões "tradáveis".

Por muitos anos uma estratégia interessante e consistentemente geradora de retornos positivos foi a do Market Maker(MM), onde basicamente sobrevive da existência do spread entre o Bid e o Ask no livro de ofertas, ou seja, o spread entre o preço de compra e o de venda é a recompensa do MM para pagar os custos de "vender" liquidez para o mercado.

O MM coloca suas ordens no livro de forma que ele dê liquidez aos outros participantes do mercado sempre que estes precisarem, como essas ordens ficam no livro e nunca são ordens a mercado o MM deriva um ganho em cima da diferença desses preços. Por outro lado ele incorre em alguns custos ao operar essa estratégia.

1- Custos de estoque – Como o MM tem que satisfazer a demanda por liquidez do mercado ele pode acabar tendo que ficar com uma posição sub ótima

2 – Custos operacionais - custos de operar no mercado, corretagens, taxas, impostos, emolumentos

3 – Custo de assimetria de informações – Se o MM estiver fazendo a contra-parte de traders bem informados ele pode ser forçado em uma posição desvantajosa. Ou seja, um trader bem informado compra ações do MM pagando o spread e levando o preço para cima, o MM fica com uma posição vendida em um mercado acima do seu preço.


Hoje em dia, teoricamente, qualquer um pode criar uma estratégia para encontrar os preços ótimos de compra e venda e atuar como market maker, a diferença agora é dada na velocidade de execução.

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