Tuesday, January 26, 2010

Market vs Capcom

Eu e meus amigos temos um costume um tanto quanto peculiar onde todos os anos realizamos o nosso famigerado campeonato de "Capcom", onde pegamos um Playstation 1 batidão com uma TV antiga de 14'' e passamos praticamente um dia inteiro disputando para ver quem é o melhor. Esse tipo de evento tem acontecido no mínimo 1x por ano a pelo menos 10 anos, sendo que a maioria dos jogadores é veterana de jogos da Capcom desde o lançamento do imbatível Street Fighter II no começo da década de 90.

Apesar da maioria de nós não ter muito tempo para praticar nos últimos anos todos conhecem as estratégias, todos sabem dar os combos e especiais, se bobear todos já jogaram as suas 10.000 horas de jogos da Capcom e podem considerar-se experts no assunto, o que faz com que os campeonatos sejam bem equilibrados.

O fato de todos conhecerem as estratégias, golpes, combos e especiais faz com que o campeonato não seja decidido na perfeita execução desses e sim na capacidade de cada jogador em descobrir qual a estratégia que o seu oponente está utilizando e encontrar outra estratégia para anulá-lo. Em outras palavras as partidas são interessantes de serem assistidas, pois a velocidade/agressividade com que os jogadores jogam varia intensamente com cada um buscando uma maneira de anular o outro.


No final das contas, é mais ou menos essa a visão que tenho do mercado hoje. Boa parte do capital esta (é claro) nas mãos dos investidores mais bem informados, essa elite do mercado conhece todas as estratégias e tem as melhores plataformas de execução o que faz com que exista uma barreira de entrada para novos traders, onde para competir de igual para igual precisamos entender boa parte das estratégias do mercado e ter um sistema de execução perfeito para só aí começar o jogo. A partir dessa barreira começa então a nova fase do trader onde ele tem que desenhar suas estratégias para bater seus oponentes, os quais não vão ficar parados e vão desenvolver outras estratégias para contra-atacar e por aí vai...


No comments:

Post a Comment