Thursday, January 14, 2010

25

De uns tempos para cá a impressão que tenho é a de que o mercado Brasileiro não está mais tão colado nos Futuros americanos como era de costume. Bem, a direção é a mesma, a volatilidade aqui é maior(sempre foi), mas diferente de como era logo que comecei a operar o Mini Bovespa o mercado aqui não segue mais o mercado lá fora Tick a Tick.

Uma das causas dessa mudança foi provavelmente a introdução dos Algoritmos de alta frequência (HFT) que usam seu capital gigantesco para mover o mercado. Isso faz com que desde a sua introdução no mercado os trades "mais fáceis" geralmente ocorram na direção deles, ou seja, se percebemos um Bot comprando, os trades mais fáceis vão geralmente* ser na direção do Bot.

...Um leitor atento deve estar se perguntando agora: - "Um tempo atrás eu li que uma das vantagens dos Algos é o impacto do mercado reduzido e o fato de eles passarem despercebidos pelos olhos dos outros traders para evitar gaming, então como eu sei a direção do Bot?"...

A resposta pelo menos até agora é: Não é fácil, mas aqui é Brasil e no Brasil sempre damos um jeitinho...

No mercado do Mini Bovespa os Algoritmos mais pentelhos são o da Alpes e o da Link, eles basicamente fazem o mercado de gato e sapato com o poder de fogo que ambos possuem, então, se eles acham que o mercado vai subir tem uma boa chance disso acontecer (ou melhor, de eles fazerem acontecer). Ao que me parece o Algo da Alpes é mais direcional, ou seja, costuma apontar em uma direção e operar nessa direção grande parte do tempo e para "diminuir o impacto" das suas ordens ele divide o seu volume alvo em blocos de 25. Dessa forma, ainda não é claro para mim como é tomada a decisão de compra ou venda (se é o Algo ou um Humano), mas a partir do momento que é tomada uma decisão de ficar comprado ou vendido, é calculada uma posição final (que me parece uma função do volume) e para chegar nessa posição final o Algo divide essa posição por 25 e faz X trades até chegar lá.


Digamos então que estamos em um dia com volatilidade "normal" com o mercado lá fora subindo uns saudáveis 0,3% no over, petróleo subindo também uns 0,5% sendo que ontem o mercado fechou positivo em 0,5% tanto aqui como lá fora (não teve diferenças grandes de fuso) e o nosso amigo Bot começa o dia com uma linda compra de 25 contratos no Ask, empurrando o preço para cima, é bem provável que esse nosso amigo tenha mais balas na agulha e que vá continuar fazendo essas "comprinhas", então está dada a direção do Bot...


*- Vale notar que esses Bots foram criados por humanos e são controlados por eles, então também podem fazer besteiras na velocidade da luz o que gera incríveis oportunidades de lucro operando contra esses camaradas – Ontem 13/01 as 10:29 da manhã e hoje a partir das 10:32 são ótimos exemplos, vá a fita e confira...

3 comments:

  1. Cara, seu blog é muito interessante, lendo seus posts desde o começo vejo que você já passou por varios problemas que estou passando agora (estou operando day trade no mini indice a aproximadamente 6 meses). Um dos problemas que tenho é a falta de uma base de dados maior, possuo os dados de 5 min desde o WING09 porem não tenho informação sobre o comportamento dele nos momentos de queda da bolsa, o que limita muito meu backtest. Você sabe onde se arranja esse tipo de base de dados? Um abraço, João Paulo.
    jpbaena@gmail.com

    ReplyDelete
  2. João,

    Boa pergunta...Boas bases de dados não são as coisas mais fáceis de se encontrar, principalmente Intraday...

    Antigamente eu usava o Cedro Lite para pegar bases históricas, mas não tenho certeza se ele continua gratuito...Hoje em dia uso o próprio HB da Banif que não é muito prático, mas como só opero o mini até que quebra o galho...

    Tenho quase certeza que deve dar para achar o histórico do WIN em algum lugar no site da BMF, mas aquele site é uma zona então tem que procurar bem...

    Espero que encontre o que procura e se achar coloca um post aqui para compartilhar com o resto do pessoal...

    abs

    ReplyDelete
  3. Obrigado pelas dicas, vou dar uma procurada na BMF.

    Eu também opero pela banif, foi lá que peguei a base de dados do último ano, mas os mais antigos eles não disponibilizam.

    Se conseguir coloco aqui pro pessoal sim,

    Um abraço.

    ReplyDelete