Friday, January 8, 2010

Gerenciamento de posições

Seguindo um pouco a linha do post "Is It Proper to Add to Losing Trades?" do doutor Brett Steenbarger consegui pensar em algumas maneiras de gerenciar operações e cada uma delas tem seus prós e contras baseados no momento do mercado e na maneira como entramos na operação.

Bom... Acabamos de montar uma posição e agora, o que fazer? Consigo pensar em 4 maneiras de tratar uma posição aberta.

Tradicional – Entra e sai de uma posição com o mesmo numero de contratos/ações.

Aumentar posição – Abre posições com volume reduzido e vai adicionando volume se o mercado vai na sua direção.

Diminuir posição – Abre posições com volume total e vai diminuindo conforme o mercado anda na nossa direção.

Aumentar posição perdedora – Abre posições com volume reduzido e adiciona mais volume sempre que o mercado vai contra nossa posição.


 

Em termos de risco a estratégia "Aumentar posição" é a que apresenta o menor risco de todas, pois se logo de cara o mercado não corresponder nossas expectativas a perda é reduzida. Por outro lado, no caso de "Aumentar posição perdedora" o risco pode ser bem maior, pois por definição precisamos perder para aumentar nosso risco.

Já em termos de possível rentabilidade, o método "Aumentar posição perdedora" seguido do "tradicional" são os que podem dar o maior retorno(sempre dependendo do mercado, é claro). Porém, no caso "Aumentar posição perdedora" se o mercado for na nossa direção logo de cara não teremos uma posição perdedora para adicionar e portanto acabamos ficando com uma posição sub-ótima a nosso favor.

Os gastos com corretagem são menores no método tradicional com apenas duas operações contra os outros que tem no mínimo três.

De uma forma extremamente simplificada é possível rankear (Tdc = Tradicional; Apo = Aumentar posição; Dpo = Diminuir posição; App =
Aumentar posição perdedora):


 

Risco

Tdc: * * *

Apo: * *

Dpo: * * *

App: * * * * *


 

Retorno

Tdc: * * * *

Apo: * * *

Dpo: * *

App: * * * * * ou *


 

Custo

Tdc: * *

Apo: * * * *

Dpo: * * * *

App: * * * *


 

De qualquer forma, no mercado existem horas para tomarmos risco, existem horas para operarmos tendências, horas para operar canais e ultimamente hora para dobrarmos nossas posições em cima desses Algoritmos que acham que podem mover o mercado sozinhos. O importante é saber qual a melhor forma de gerenciar nossas operações para cada momento.

No comments:

Post a Comment