Tuesday, March 16, 2010

Sniper mode

Eu costumo operar somente a abertura dos mercados com operações de curtíssima duração e uma das peculiaridades desse modo de operar é que o horário de verão é extremamente nocivo a operadores inflexíveis.

Como estamos cansados de saber o que realmente tem impacto aqui no Brasil é o que acontece lá fora, principalmente nos Estados Unidos e as notícias mais importantes são divulgadas sempre no mesmo horário lá fora (http://fidweek.econoday.com/). O resultado é que dependendo da diferença de horários entre nós e eles decorrentes dos horários de verão, o horário que as notícias são divulgadas aqui no Brasil varia no ano e dessa forma as estratégias utilizadas obrigatoriamente tem que variar também.

Até semana passada a "abertura do mercado" durava pelo menos 1:30 (das 10:00 às 11:30), nesse período ocorria um processo de descoberta do preço mais longo que permitia operações com uma duração um pouco maior, as "tendências" pareciam mais persistentes e havia mais tempo para deixar as operações desenrolarem.

Agora com os anúncios feitos na "metade da abertura" as operações anteriores as notícias tem que ser rápidas e precisas, pois a margem para erros é bem menor e o tempo está jogando contra, pois a cada minuto que chegamos mais perto do horário de qualquer anúncio importante o mercado vai perdendo o gás e aí ou fechamos a operação ou qualquer coisa pode acontecer. Logo após o anuncio o volume+volatilidade retornam e o mercado muda completamente de identidade.

No comments:

Post a Comment