Tuesday, July 21, 2009

O efeito Terça-Feira e o Overtrading

A um tempo atrás eu falei sobre a importância de se computar todos os dados possíveis sobre nossas operações para tentar tirar lições importantes no futuro.

Hoje resolvi ver a quebra dos meus resultados por dia da semana e acabei me deparando com resultados interessantes.

Pelo gráfico acima é possível ver que o dia em que mais apanho do mercado é nas terças feiras, mas o que será que está causando isso? E por que terça feira? Será que é devido ao fato de ser dia de feira aqui perto de casa?

Para tentar explicar isso, dei uma olhada nas minhas operações por dia e com o gráfico acima eu ainda não consigo explicar totalmente o "Efeito terça feira", mas pelo menos ficou mais fácil de ver o efeito overtrading tomando conta da minha cabeça, ou seja, operações mal sucedidas tendem a gerar um sentimento de vingança fazendo com que eu (assim como a grande maioria dos traders) opere mais do que o necessário para tentar me recuperar.


Até pouco tempo atrás eu não fazia nem idéia de que "sofria" desse problema, mas com um controle bem completo das operações foi fácil identificar e, a partir de agora, tratar esse tipo de comportamento nocivo a minha conta...


...Agora só falta explicar o porquê de esse comportamento ser mais forte as terças feiras...


No comments:

Post a Comment