Friday, July 24, 2009

Conta de Padeiro: Risco-Retorno

Inspirado pelo post 07/23 Video on win-ratio and risk to reward do Gustavodaytrades (que alias é um bom blog) resolvi fazer mais um post com um pouco de matemática de padeiro.


Vamos analisar o caso de um Scalper no mini Bovespa que quer saber quais devem ser os seus targets na hora de buscar um sistema de operações. Dependendo do nosso estilo de trading podemos ter um alto número de operações ganhadoras ou ter operações que quando ganhadoras dão um lucro bem maior do que as perdedoras, com isso podemos calibrar nossas estratégias para dar um lucro maior no futuro baseado nas nossas qualidades.

Partindo da formula simplificada:

L = W%*W$ - (1-W%)*L$ - C, onde:

L: Lucro médio observado;

W%: % observado de operações vencedoras;

W$: Lucro médio observado das vencedoras;

L$: Perda média observada das perdedoras;

C: Corretagem(das duas pontas);


Substituindo W$ pela Razão de Risco Retorno(RRR) multiplicado pela perda máxima e rearranjando podemos fazer várias combinações de fatores para tentar calibrar nossas metas diárias de operações, por exemplo o Scalper do exemplo possui no histórico da sua estratégia uma taxa de sucesso de 55%, sendo que seu nível de conforto para stops é 50 pontos e ele paga R$3,0(15 pontos) de corretagem, qual o target de risco retorno mínimo que ele deve tentar buscar nas suas operações?

0(Lucro "zero") = 55%*RRR*50 – (1-55%)*50 -3*5

RRR = 1.36;

O Scalper do exemplo tem que buscar operações que no mínimo ofereçam 1.36x a mais de lucro do que de retorno.

O Gráfico acima mostra várias combinações possíveis de % de vencedoras, RRR e qual deve ser o mínimo de cada para o investidor sair zerado. Vale notar que para alguém que quer usar uma RRR de 1,00 (Arriscar 1 para ganhar 1) a taxa mínima de sucesso considerando 50 pontos de stop e uma corretagem de R$3,00 o % de operações vencedoras tem que ser de pelo menos 65% para o investidor(ou melhor Scalper) ficar zerado!

No comments:

Post a Comment