Tuesday, November 9, 2010

Fechando operações...

Este humilde blog tem um ano e meio de vida, o que coincide mais ou menos com o início da minha empreitada nos mercados futuros, especialmente os mini contratos futuros de Bovespa. De lá pra cá foi possível identificar vários pontos fortes e fracos na minha estratégia os quais tenho trabalhado diariamente para melhorar ou reforçar, não tem sido nada fácil e não acho que vai chegar simplesmente o dia em que operar no mercado torne-se algo fácil, tenho certeza que será sempre necessária uma mente aberta e muito suor de forma que seja possível se adaptar ao mercado que está em constante movimento.

Não conheço todas as plataformas de home broker do mercado, mas até onde sei quase nenhuma possui a opção de programarmos stops(loss/gain) para nossas posições em mercados futuros da mesma forma que fazemos com uma posição em ações, ou seja, se comprei PETR4 a 27,50 e quero um stop a 27,22 e um gain a 28,00 eu posso lançar isso no meu home broker ou na própria página da corretora e ir para a academia que o sistema "toma conta" desses stops para mim. No mercado futuro essa opção não existe, nós só temos a opção de colocar as ordens no livro (compra/venda normal), não sei o motivo (apesar de poder especular), só sei que é assim...

Isso força o operador a ficar em cima de todas as suas operações, sendo ele obrigado a lançar uma ordem de compra/venda para fechar suas posições na hora que ele achar conveniente. Teoricamente o funcionamento é simples, fazemos uma operação, se o preço chegar no nosso stop fechamos e procuramos a próxima oportunidade. Infelizmente não é assim que funciona na prática, fazemos uma operação, se o preço bater o nosso stop loss seguramos, se o preço for favorável a nossa posição fechamos rápido com um lucro miserável.

Não sou expert no assunto, mas existem vários motivos pelos quais nós atuamos de forma ineficiente quando se trata de dinheiro (mais informações: "The Disposition to sell winners too early and ride losers too long: Theory and Evidence") e é exatamente esse um dos problemas que tenho enfrentado no mercado, principalmente na hora de fechar operações perdedoras onde eu invariavelmente acabo deixando essas posições abertas por tempo demais e acabo perdendo muito mais do que o planejado.


 

Como já cheguei no meu limite auto-imposto de palavras por post, pretendo desenvolver melhor esse assunto nos próximos, mas por enquanto fica a dica:

- "Você quer ganhar dinheiro no mercado financeiro?"

- "Então não perca nenhum..."

No comments:

Post a Comment