Thursday, November 18, 2010

Dedo gordo?

Eu evito operar nos primeiros 5 minutos de pregão, pois invariavelmente coisas "estranhas" acontecem.


Hoje, por exemplo, as 10:01:11 um camarada tenta vender uma posição de pouco mais de 150 contratos do mini Bovespa e só vai encontrar liquidez para executar sua ordem completamente 595 pontos depois! Veja como ficou o gráfico:



O mini Bovespa é "razoavelmente liquido", geralmente existem vendedores/compradores em todos os preços possíveis (de 5 em 5 pontos), mas essas ordens são geralmente pequenas e mesmo quando acumuladas não dão um volume tão grande assim, principalmente nos primeiros minutos onde o pessoal ainda está descobrindo o preço de abertura e colocando as ordens na fila.


Para quem quer jogar "grande" o contrato futuro de Bovespa (o grande IND) é bem mais apropriado já que ele tem 5x o tamanho de um contrato mini, ou seja, 150 contratos mini equivalem a 30 do normal, o que geralmente é executado com 15-20 pontos de spread no máximo, não 595!

No final das contas, o mais importante de tudo é tomar cuidado com as nossas ordens e o spread que pagamos para poder montar nossas posições, pois por menor que esse spread pareça no final de um mês pode dar uma boa diferença no resultado.


Conta de Padeiro: se operamos 5 contratos de Mini e fazemos em média 3 trades por dia (3 compras e 3 vendas), se pagarmos sempre um spread de 10 pontos (2 reais no mini) no final de 1 mês "deixaríamos" para o mercado o equivalente a R$ 1.260!

No comments:

Post a Comment