Wednesday, February 3, 2010

Diário

Quando comecei a estudar e operar no mercado, um dos primeiros livros que li foi o do Alexander Elder (Trading for a living), pode ser considerado um ótimo livro para iniciantes perderem um pouco dinheiro no mercado. Esse livro ao mesmo tempo te dá toda a confiança necessária para sair comprando tudo o que vê pela frente, mas também dá umas dicas sobre gerenciamento de carteira que te impedem de queimar tudo de uma vez só. Em outras palavras ele torna a obliteração da sua conta um processo lento e doloroso...

Por outro lado ele continua sendo o livro que eu recomendaria para um iniciante, as partes em que ele fala de Money management e em especial sobre o diário de operações são bem úteis para aqueles que estão começando no mercado.

No começo das minhas aventuras no mercado eu considerava atualizar o diário de operações um pé no saco, eu o fazia de vez em quando, quase nunca parava para ver as operações antigas, não ponderava o que fiz de certo e nem o que fiz de errado e como trabalhar para melhorar. Hoje em dia eu ainda acho isso chato demais, mas se existe um responsável pela melhora do meu desempenho no mercado certamente é esse trabalho constante de revisar, anotar, ponderar, repensar e assistir os replays (as vezes até em câmera lenta) dia após dia.

Se operar no mercado fosse um esporte, essa parte de analise do diário pode ser considerada como o nosso treinamento.

A pergunta que fica é: No mundo dos esportes, você já viu um campeão que não treina?

1 comment:

  1. Lógico, Romário.

    Mas para todos os mortais, não tem escapatória. Tem q estudar muito mesmo.

    ReplyDelete