Monday, February 8, 2010

Agir ou esperar?

Por várias vezes me perguntei o que vale mais ao identificarmos uma oportunidade de negócio no mercado, é melhor ser agressivo (mandando ordens a mercado – compra no Ask, vende no Bid) e garantir estar dentro da operação ou colocar a ordem em um preço pré-determinado e deixar o mercado "comprar" a liquidez?

No agregado existe evidência de que operar passivamente pode ser superior a ser agressivo nas nossas ordens (Do Individual Day Traders Make Money?), porém não tenho certeza se ser totalmente passivo ou agressivo nas nossas operações pode ser considerado uma estratégia ótima, provavelmente existe um ponto ótimo de agressividade/passividade que maximiza o retorno de longo prazo.

Certamente não existiriam mais Market Makers se o negócio não fosse lucrativo, mas no caso dos pequenos investidores nem sempre é possível operar como um MM, então é fácil de concluir que esse ponto de ótimo varia de operador para operador, existem setups que merecem ser operados com agressividade e setups que merecem um pouco mais de cautela na hora de se mandar uma ordem para a Bolsa.

Apesar de me preocupar com isso não incluo nenhuma regra sobre agressividade/passividade nas minhas operações, eu simplesmente opero. Se acho que tenho que ser agressivo eu vou a mercado, se eu acho que vale a pena esperar eu coloco as ordens para garantir uns pontos a mais.

Eu andei fuçando nos arquivos do meu Home-Broker e encontrei os logs das operações que fiz, assim que eu tiver um tempo vou cruzar os resultados com a agressividade das ordens para tentar obter uma resposta mais "quantitativa" para a pergunta acima...

No comments:

Post a Comment