Monday, February 1, 2010

Consistência

Há um tempo discuti aqui um pouco sobre a possibilidade de se viver do mercado. Ainda não sei se consigo responder essa pergunta com segurança, somente consigo fazer inferências sobre essa possibilidade.

"Afinal de contas, dá pra viver de bolsa?"

Ao invés de sonhar com ganhos astronômicos na bolsa em períodos curtos de tempo, suficiente para ter uma aposentadoria gorda eu acredito que uma qualidade indispensável daqueles que gostariam de viver de bolsa é a consistência.

Consistência é um termo extremamente abrangente que vai desde a maneira como nos preparamos para o dia de negócios, a maneira como observamos o mercado, como iniciamos nossas operações, como fechamos nossas operações e como revisamos o dia para nos preparar para amanhã.

Semana passada eu tive uma interessante experiência nesse sentido. As aberturas de Quarta, Quinta e Sexta, de acordo com minhas estratégias, foram bem semelhantes e que eu considero fáceis de operar, teoricamente o mesmo setup funcionaria em qualquer um desses dias e traria resultados muito bons.

Só que eu consegui a proeza de operar 3 dias semelhantes de maneira completamente diferente! Muito embora o resultado tenha sido bom em todos os dias, o perfil de risco dessas operações variou bastante o que me deixou preocupado com a consistência dos métodos empregados nas minhas análises.

Se a idéia é viver de bolsa, então não podemos nos dar ao luxo de ter variações muito grandes na nossa carteira, retornos constantes são preferíveis a variações malucas. Revisar nossas operações todos os dias e prestar atenção nesses desvios de conduta são importantes para aumentar nossa consistência.


 

PS: Hoje (01/02/10) a abertura foi nos mesmos moldes da semana passada. O tempo gasto no fds estudando a semana foi mais do que pago.

No comments:

Post a Comment