Tuesday, February 23, 2010

Porque seguir a tendência é difícil

Tem um tempo já que venho analisando minhas operações e notei que tenho uma certa facilidade para ser do contra, ou melhor, minhas operações fluem melhor no sentido contrário da tendência do que a favor.

Por exemplo, hoje, na abertura, tanto o mini S&P como o mini Bovespa abriram abaixo de zero e ambos engataram uma tendência de baixa das 10:00 até as 10:40 e por algum motivo eu preferi acumular uma posição comprando pequenas quantidades sempre que o mini batia em uma nova mínima ao invés de simplesmente assumir que o mercado estava "gostando de cair" e acompanhar o movimento e se eventualmente ele resolver parar de cair eu fecharia minhas posições...

...No final das contas acabou dando tudo certo, pois o após as 10:40 o mini voltou a subir até formar um topo as 11:48, o problema é que constantemente eu me pego nesse tipo de "arapuca" tentando lutar contra o mercado para ganhar alguns centavos ao invés de simplesmente surfar com ele em busca dos "milhões".

Fico me perguntando por que eu não sigo a tendência ao invés de lutar contra ela, ainda estou um pouco em dúvida, mas acredito que existem alguns motivos.

- depois que a tendência se inicia fica "caro/barato" comprar/vender o mercado – sentimento de "agora já passou a oportunidade"

- prestar atenção demais no gráfico do mini S&P que é bem menos volátil

- necessidade de pagar os spreads para entrar rapidamente em uma posição

- aumento no "risco" da operação pois tenho que entrar logo após ela se distanciar dos meus pontos de stop

- Aquela vontade maluca de fechar uma posição no azul


- home broker pé de chinelo favorece limit orders


 

Certamente existem mais motivos, vou pensar um pouco nisso e, é claro, nas possíveis soluções para um post futuro.

No comments:

Post a Comment