Monday, November 9, 2009

Na força bruta

Boa parte do que tenho discutido nos últimos posts sobre a possibilidade de se viver do mercado tem a ver com a nossa predisposição ao trabalho duro, ou seja, o esforço é algo que precede o sucesso. Principalmente para os traders de curto prazo revisar nossas jogadas no mercado é o que garante um feedback constante sobre nossa habilidade o que pode chamar a atenção para problemas e/ou reforçar comportamentos positivos.

Ao revisar o mercado de hoje percebi a voracidade com que um grupo de traders estava acumulando uma posição comprada, toda a vez que o mercado ensaiava uma reversão eles apareciam para efetuar suas compras. Eram 15 para as 11:00 e "os caras" já haviam acumulado 521 contratos do Mini futuro (WINZ09), tanto que o mercado aqui estava operando a +1,87% e lá fora a +0,98%.

O Ninja, é claro, tentou dar uma de oportunista e cobrar o prêmio de liquidez que "eles" estavam pedindo numa clássica operação de convergência. Como era de se esperar a Bovespa não abriu tão voraz e o Ninja foi rápido ao fechar sua posição, pois o mercado voltou a subir logo depois.

No final das contas eles apostaram forte na alta e se deram bem. A lição que fica é prestar mais atenção nesse comportamento voraz desses traders que estão (des)montando posições, ao invés de ficar tentando procurar brechas para operar contra eles, talvez seja melhor simplesmente entrar junto com a tendência e deixar eles pagarem a conta.

Outro ponto que reforça esse pensamento é o de que eles compraram 1/3 de toda sua posição nos primeiros 45 minutos do dia, então provavelmente um comportamento agressivo nos primeiros minutos do dia pode mostrar que eles tem uma boa posição a montar e que não compensa lutar contra um grupo que movimenta boa parte do dinheiro do mercado.

PS: Eu não me surpreenderia em ver toda ou parte dessa posição despejada no mercado nos próximos dias...

No comments:

Post a Comment