Monday, May 17, 2010

...e a vida continua

Existe uma habilidade bem específica necessária para nossa "profissão" que é a capacidade de aceitar que estamos errados, fechar nossa posição e continuar com a vida. Para quem opera no intraday, especialmente aqueles que operam nos timeframes mais curtos acredito que o desafio é ainda maior, pois não só temos que nos recuperar do choque como também temos que nos recuperar rapidamente e já nos preparar para a próxima operação.

O gráfico acima mostra um pouco disso, as duas operações acima estão longe de ser motivo de festa, mas servem para ilustrar o conceito.

Na primeira operação o mercado abriu em alta tanto aqui como lá fora e eu apostei no rompimento da máxima do fechamento de ontem. Logo após o rompimento fechei metade da posição de segurei o resto. Aí que as coisas começaram a ficar feias e o mercado começou a sofrer para manter-se acima de 63900 e junto com o mercado lá fora começou a derreter. Fechei a posição, xinguei a mãe de todo mundo e comecei a prestar atenção no mercado externo.

Como lá fora o negócio também ficou feio fui obrigado a mudar minha idéia de que a tendência do mercado era de alta (pelo menos para a 1° hora do dia) e também mudar minha estratégia para tentar vender qualquer movimento de alta depois dessa queda, o que eu somente consegui fazer em 63500 (depois de 400 pontos e queda livre).


A moral da história no final das contas é que o mercado não está nem aí se você está ou não certo, ele vai se movimentar para cima ou para baixo e é parte crucial do nosso sucesso maximizar as oportunidades de ganho ao mesmo tempo em que não deixamos nossa conta derreter.

No comments:

Post a Comment