Wednesday, May 12, 2010

Uma questão de escala

Por muitos anos tive um preconceito contra a volatilidade. Sempre achei que muita volatilidade é um negócio ruim e que eu, se possível, deveria evitar operar em períodos de muita volatilidade.

Depois de algum tempo operando no intraday cada vez mais vejo que esse preconceito é infundado e que na verdade quanto mais volatilidade melhor. Por mais de uma vez já me peguei reclamando dos mercados que não se movem e acabam gerando poucas oportunidades de lucro (Tédio), no final das contas em dias de pouca volatilidade nós geralmente nos encontramos em situações em que lutamos para pagar nossos custos de operação.

Um trader "disciplinado" que controla seus riscos, não só através de posicionamento de stops, mas também determinando o tamanho de suas posições dependendo do nível de risco apresentado por estes stops pode gerar retornos muito bons nesses momentos de "loucura".

Já que os indicadores técnicos de volatilidade são uma derivação dos preços, o que por definição faz com que eles sejam atrasados e maioria dos Homebrokers/Programas de análise técnica ajustam automaticamente as escalas de seus gráficos para fazer com que todos os candles caibam na tela nós acabamos perdendo o feeling de como está a volatilidade do mercado até ser tarde demais.

Eu costumo utilizar a escala do gráfico fixa, com a unidade de medida em 50 pontos, o que faz com que os gráficos fiquem uma porcaria em dias muito voláteis (como na figura acima, dia 10/05), mas pelo menos fica fácil comparar as volatilidades entre os dias a cada novo candle e por conseqüência ajustar minha posição/stops em tempo real...

1 comment:

  1. Ola Ninja,

    acompanho seu blog algum tempo já. E como operador de Mini Índice a não muito tempo assim, tenho aprendido bastante com seu blog. Essa questão da retratação fiel dos candles e uma coisa que principalmente nesses dias de crash da Grécia e erro de operador no EUA, "estragaram" meu gráfico e os candles pararam de refletir a real volatilidade. Minha leitura do mercado se tornou bastante limitada, vou tentar regular a escala para fixa aqui. Excelente artigo. Parabéns

    ReplyDelete