Friday, December 4, 2009

3 minutos do Terror

Graças a dica do meu amigo Fernando Botti do site Investimetria (www.atrattore.com) foi possível gerar alguns insights interessantes sobre a estrutura do mercado, especialmente o mini Bovespa (Winz09).

Para entender melhor este post é bom dar uma lida no post de quarta feira.

Aparentemente algo deu errado na estratégia de alguns de nossos amigos/competidores que fez com que o mini desse uma bela balançada após as 14:00. O gráfico de 1 min mostra 2 candles BEM grandes para o horário em um movimento combinado de mais de 1000 pontos!!!

Olhando negócio a negócio dá pra ver que o mercado foi "lentamente" derretendo até bater em 68.400 para se recuperar em menos de 10s, esse movimento não é percebido em nenhum outro ativo da Bovespa (p.ex PETR, VALE) ou lá fora (S&P ou Nasdaq), então provavelmente algo aconteceu na estrutura do mini para gerar isso.

Sabemos que "alguém" corresponde por mais de 40% dos negócios do mini mercado, só que todo esse volume é provavelmente negociado através de algoritmos como podemos ver no gráfico abaixo: (o Algo tenta manter a proporção do volume negociado no mercado constante - Fazer isso manualmente é MUITO difícil)

Esse algoritmo manjado (como podemos ver nesse artigo aqui – Honing an Algorithmic Trading Strategy) tem como objetivo negociar uma proporção do volume do mercado com o objetivo de gerar um preço médio menor do que o do mercado, possivelmente negociando reativamente ao volume observado no mercado, por exemplo a cada 6 contratos negociados o sistema compra ou vende mais 4.

Se essa hipótese estiver correta, provavelmente o noob que programou isso esqueceu de colocar travas de preço/volume, então uma venda inesperada com volume alto em um horário de baixo volume (14:00) fez com que o algo entrasse em uma espiral de vendas maluca distorcendo completamente o mercado.


Foram buscar esses "Quants" no SENAI!

5 comments:

  1. Olá Ninja,
    Excelente artigo e obrigado pela referência.
    Vou comentar algo sobre esse assunto e farei uma referência a essa sua análise.

    Interessante é a criação de uma espécie de "mercado paralelo" em alguns derivativos, descolando completamente do ativo-objeto.

    Perigo ou caminho inevitável dos robôs ?

    Abraços,
    Botti

    ReplyDelete
  2. Boa pergunta...Pensei bastante sobre o assunto, principalmente no que isso pode me afetar, mas ainda não tenho uma resposta firme sobre isso...

    Teoricamente sempre que rola um descolamento do ativo-objeto é criada uma oportunidade de arbitragem. É natural que os players descubram essas oportunidades e elas sumam no tempo...

    ReplyDelete
  3. Será que o fato foi realmente devido a um "bot"?

    A verdade é que o Brasil ainda está engatinhando nos tardes em alta frequência.

    Bom, especulações sobre o que houve a parte, foi uma boa observação.

    ReplyDelete
  4. Vic,

    Não tem como ter 100% de certeza. Baseado no que tenho visto dia após dia na fita e no comportamento da participação deles no mercado tudo indica que é um Algo executando essas operações, só assim eles conseguiriam manter uma proporção tão "comportada" do volume do mercado.

    Apesar do BR ainda estar engatinhando em HFT, é bom ficar de olho, quem sabe não aparecem mais oportunidades como essa para aproveitarmos?

    ReplyDelete
  5. Olá!

    Confesso que esse tipo de assunto não é minha praia! Mas acho bem interessante e gosto de acompanhar os seus comentários e o do Botti.

    Parabéns pelas pesquisas e dedicação.

    Grande Abraço!

    ReplyDelete