Monday, May 18, 2009

Pivot Points – Uma fórmula para suportes e resistências?

Uma maneira bem popular de se calcular suportes e resistências é através dos "Pivot Points" que nada mais é que uma formula baseada na ação do dia anterior. Vou fazer uma rápida introdução sobre os Pivot Points, pois pretendo utilizá-los para algumas pesquisas que postarei no futuro.

Para calcular os Pivots usamos a seguinte formula: (para mais informações... Using Pivot Points for Predictions)

p = ( H1+ L1 + C1 )/3

s1 = (2*p)-H1

r1 = (2*p)-L1

s2 = p -(H1 - L1)

s3 = S1 - (H1-L1)

r2 = p +(H1 - L1)

r3 = R1 +(H1-L1)

Sendo que "p" é o Pivot, S(1-3) suportes e R(1-3) resistências.

Só de olhar para essa fórmula dá pra perceber que ela não tem nada de suporte ou resistência e a única maneira desses pontos funcionarem é se todos os investidores tomarem suas decisões baseados neles (profecia auto-realizável).

Além disso, outro ponto importante a se notar é que a distância entre o H(máxima) e o L(mínima) do dia anterior é o que vai ditar a distancia entre os suportes e resistências para o próximo pregão então quanto menor for a movimentação intraday mais apertada fica a distancia entre os suportes e resistências.

A conseqüência lógica é que não há lógica em utilizar pontos de pivot como indicadores de suporte ou resistência, porém eles podem ser úteis para outras finalidades como pretendo mostrar em algum post futuro.

No comments:

Post a Comment