Tuesday, May 12, 2009

Investindo as cegas

Para os investidores pequenos, pessoas física em geral que investem seu próprio capital na bolsa uma das coisas mais difíceis de obter e manter é uma base de dados de qualidade que contenha o mínimo de erros possível e seja completa.

No caso de ações, eventos como splits, bonificações etc são uma verdadeira dor de cabeça para manter com precisão. O que nos resta é confiar nos bancos de dados disponibilizados por nossas corretoras e/ou sites de investimento que nem sempre são os melhores e quase sempre contém erros (um teste interessante é comparar os preços ajustados de uma mesma ação em duas fontes diferentes).

Para Day-traders é pior ainda, já que o número de locais onde podemos conseguir dados intraday de qualidade é quase nula. Pagar por esses dados nem sempre é uma opção, pois se considerarmos todos os custos de operação,os (des)incentivos fiscais aos daytraders e os problemas nas plataformas de negociação, um custo adicional para o banco de dados pode ser bem pesado.

A pergunta que fica no final das contas é: Investimos nosso capital baseados em que? Será que nossas crenças sobre os ativos que investimos e nossas estratégias são verdadeiras? A história tem repetidamente provado o contrário...e você, como fará para testar isso se nem uma base de dados coerente possui?

No comments:

Post a Comment