Wednesday, December 1, 2010

Gaps, gaps e mais gaps...

Muitos autores de livros sobre Análise técnica, investimentos etc, geralmente aconselham os seus leitores a entrar na direção da tendência do mercado, ou seja, se o mercado está inclinado para cima, compre. Se o mercado está inclinado para baixo, venda...

O problema é que do ponto de vista do daytrader o mercado geralmente abre com uma certa violência em relação ao dia anterior, por exemplo desde o início de 2008 38% dos dias o mercado abriu com algum tipo de gap de preço, ou seja, acima/abaixo da máxima/mínima do dia anterior.

Com a interpretação de que os mercados são na verdade 24h e que o preço de abertura desconta uma possível "tendência" do overnight, então em alguns casos entrar na direção do gap seria a mesma coisa que entrar na direção da tendência?

Não...De acordo com a sabedoria popular o mercado tende a fechar os gaps que este mesmo abre e para testar isso resolvi baixar a série ajustada do mini contrato futuro de índice Bovespa e fazer algumas contas de padeiro.

O mercado abriu 38,3% das vezes com algum tipo de gap, desses, ele fechou o gap no mesmo dia em 71% das vezes, ou fechou metade desse gap em 84% das vezes. O tamanho do gap também pode influenciar, gaps menores do que 1% foram fechados em 78,5% das vezes e metade disso 88,8% das vezes, gaps maiores do que 1% só 42% das vezes, 64% para metade do gap. Existe pouca diferença entre gaps de alta ou de baixa, eles praticamente se comportam da mesma maneira. Além disso, achei que 2008 pudesse viesar os resultados e testei só com 2009-2010 obtendo mais uma vez resultados semelhantes.


 

É claro que existem diversos outros fatores que podem afetar uma operação e só o fato de ser ou não gap não pode ser um farol verde para iniciarmos uma operação, porém este pode ser usado como confirmação para abrirmos uma posição caso o mercado comece a ter dificuldades em andar na direção da abertura.

No comments:

Post a Comment