Friday, August 20, 2010

Processos


Existem certos tópicos no dia-dia de um trader que são discutidos com uma certa freqüência, mas as vezes nem nos damos conta que talvez eles estejam nos afetando.

Ultimamente parei um pouco para pensar nas diferenças entre focar no processo de operar no mercado em oposição ao foco no resultado do trabalho. De que forma devemos avaliar o resultado do nosso trabalho diariamente? Devemos analisar os trades baseados na qualidade da execução, no quanto conseguimos operar de acordo com o planejado, se fechamos uma posição vencedora prematuramente ou deixamos uma perdedora fumar nossa conta etc ou será que todas as opções anteriores serão refletidas diretamente no resultado final de cada trade, ou seja, no dinheiro?

Focar nos processos de trabalho aparentemente pode parecer uma opção inferior, pois corremos o risco de parecer "bobo-alegre" (com a conta totalmente vermelha e feliz por ter sido paciente em comprar XYZW3 a 30,00 ao invés de 30,10!), porém é a opção mais "recomendada" pelos traders profissionais, "psicólogos de mercado" e especialistas em desempenho.


Quando o objetivo do negócio é ganhar dinheiro é difícil mesmo focar em outras coisas que não sejam o dinheiro em si. Por várias vezes já me peguei olhando para meu resultado do dia e lembro-me de isso ter afetado os resultados ou por fechar uma posição antes da hora para "zerar" uma operação perdedora anterior, operar mais agressivamente para se "recuperar" de uma seqüência de perdas ou simplesmente parar de operar por já ter atingido um "bom resultado" no dia. Todas essas atitudes tomadas baseadas no resultado do dia são sub-ótimas ao operarmos no mercado e não tem NADA a ver com a operação em si. O fato de eu ter ido bem ou mal no passado não tem nada a ver com a probabilidade da próxima operação dar ou não resultado.

Foco no processo, ou seja, nas boas práticas que levam a um melhor aproveitamento no mercado é provavelmente uma boa maneira de otimizar o resultado de nossas operações. Em uma analogia besta, jogar Pacman seria MUITO mais difícil se tivéssemos que prestar atenção na pontuação ao invés de fazer o que realmente importa...

No comments:

Post a Comment