Monday, June 7, 2010

Um pouco de competição é sempre bom

Alguns de vocês já devem ter percebido que há algum tempo existe um novo grande player no "mini mercado" de índice. Na fita ele aparece como "CS Hedgeing - Griffo" e seus volumes são bem expressivos o que me faz pensar na quantidade de espaço que esses players tem em determinados mercados.

Para a grande maioria dos ativos(principalmente aqui no Brasil) existe um limite de capital que pode ser operado sem que os custos de operar grandes volumes comece a impactar os resultados. Não importa o quão rápido é seu algoritmo, se não há compradores/vendedores você será obrigado a pagar o spread necessário para montar sua posição.

Hoje em dia, temos 4-5 players ativos com volume considerável utilizando as seguintes corretoras: ATIVA, LINK, CS HG, ALPES, INTERFLOAT. Sendo que dessas (acredito eu) temos uns dois tipos de algoritmos. A LINK aparentemente utiliza um Algo de market making onde faz suas operações na expectativa de capturar o spread entre compra e venda. Já a CS HG e a ALPES possuem uma estratégia direcional bem parecida onde apesar de fazer compras e vendas eles geralmente apostam(forte) em uma direção do mercado.

É claro que no caso dos minis estamos atrelados ao índice futuro Bovespa, então talvez estas estratégias sejam bem mais complexas, porém voltando ao início deste post, a entrada de um novo competidor nesse mercado pode gerar alguns resultados interessantes, o primeiro e mais evidente seria uma "divisão" do lucro da estratégia entre os participantes. Outro ponto para se pensar é similar ao caso de Agosto de 2007 onde o excesso de hedge funds long-short operando a mesma estratégia precisou fechar suas posições ao mesmo tempo causando perdas sem precedentes na história desses hedge funds.


 

http://mitsloan.mit.edu/finance/pdf/Lo_Quants.pdf

No comments:

Post a Comment