Friday, June 18, 2010

Como não ser um Noob (pt.1)

Erros, todo mundo os comete, mas existem alguns que sã0 MUITO feios. A única coisa que resta depois de uma bela cagada é aprender com ele, para no mínimo não repetir a besteira. É por isso que sempre que possível vou tentar postar algumas das bobagens que realizo(ou observo) no mercado com o objetivo de tentar tirar algum proveito do leite derramado... Newbie na wiki

Na figura acima tirei um print do meu primeiro trade de hoje onde o plano era observar o mini-S&P (ES) que estava em vias de romper uma resistência em 1111,50 e agir de acordo. Se ele romper e consolidar acima, buscar pontos para comprar mini-Bovespa(WINQ10), se o rompimento falhar vender cautelosamente.

Perto das 9:10 o ES rompeu essa resistência, mas não foi capaz de continuar a subir e retornou praticamente todo o movimento de alta consolidando por uns 10minutos. Aqui o mercado abriu fraco, mas engatou uma tendência de alta de chegou a ficar positivo juntamente com o rompimento lá. No mesmo momento que falhou lá eu fiz uma venda para ser recomprada em dois blocos (V2). Apesar da falha lá, aqui chegou a cair um pouco mas logo voltou a subir por mais 150 pontos configurando o que eu gosto de chamar de "MD" (Breakout Mãe Dinah) que é um movimento de rompimento de suportes/resistências aqui no BR que ocorrem em "antecipação" a um Breakout lá fora, que não ocorre no final das contas...

Assim que um MD ocorre eu gosto de esperar o movimento que gerou o MD parar e reverter para fazer uma operação na direção contrária, nesse caso vender, aí que veio a bobeira...Eu divido minhas posições geralmente em 4 blocos de X contratos e para isso tenho que ter capital para essas posições na conta garantia da BMF, a partir do momento que fiz a primeira venda (V2) eu rapidamente coloquei uma compra (que tornar-se-ia C1) no sistema. Quando eu tentei fazer a 2° venda 5 minutos depois do MD, o sistema provavelmente entendeu a minha operação em aberto como uma utilização a minha margem e cancelou minha venda....o resultado disso ficou no gráfico...

Era para ser um belo de um trade, que acabou ficando só como um bom trade graças a uma "inofensiva" operação que deixei dormindo no livro...que vergonha...

5 comments:

  1. Olá, Vejo que no seu gráfico você usa a VWAP. Qual software de qual corretora vc usa que tem esse indicador?
    Valeu

    ReplyDelete
  2. Eu uso o streamer da Banif e a formula fui eu mesmo que programei...

    ReplyDelete
  3. Você se importaria em compartilhar essa fórmula do VWAP ?

    ReplyDelete
  4. http://investidorninja.blogspot.com/2009/05/vwap-volume-weighted-average-price.html

    ReplyDelete