Monday, June 14, 2010

O movimento que não existiu...

Qualquer um que já leu uma boa cota de livros, participou de cursos, seminários e estuda diariamente o mercado financeiro sabe que existem infinitas maneiras de se investir no mercado (algumas não tão ortodoxas) porém em todas elas a maior recomendação é com relação a gestão de riscos. Opere da maneira que quiser, porém preste atenção no risco, não deixe uma posição perdedora limpar vários dias/meses de lucros e todo aquele blábláblá de sempre. Porque?

- Todo mundo erra!

Não importa quão boa sua estratégia, você vai errar e vai errar MUITAS vezes, então nada melhor do que perder o mínimo possível toda vez que as coisas não derem certo.

Hoje, por exemplo, foi um dia que para minha estratégia era um dia perfeito de compra na abertura. No momento da abertura do mercado futuro aqui os mercados lá fora estavam em alta, o ES (mini S&P) estava com uma bela tendência de alta no 30min e também no 1min. Aqui abriu com um gap de alta fez um pullback de 150 pontos parando bem em cima de 64.050, no segundo teste fui às compras...

Só que nem tudo funcionou como esperado, o mercado engatou em um range de uns 150-200 pontos e não chegou nem perto de "decolar" como era esperado. Fechei a posição e passei a observar.


É bom sempre ter em mente que não existem estratégias invencíveis no mercado e que de tempos em tempos "ele" não vai se mover do jeito que esperamos, então é sempre prudente ter em mãos um plano "B" – (desde que este plano B não seja aguardar o plano A dar certo!)


No comments:

Post a Comment