Friday, October 9, 2009

A ordem Monstro

Nos últimos pregões tenho percebido um padrão interessante logo na primeira hora do dia.

Na figura acima marquei uma ordem de venda bem "gorda" que algum player do mini Bovespa (WINV09) tem consistentemente apresentado ao mercado enquanto o mesmo vai montando sua posição na mesma direção.

Como eu já comentei algumas vezes o mercado aqui é muito pequeno então qualquer malandro que monte uma carteira de 100 contratos (um pouco mais do que R$ 200k em margens) tem o poder de mover o mercado. A estratégia deste player me parece clara, vai acumulando lotes ao mesmo tempo que coloca esse "muro" no livro de ofertas para tentar evitar avanços na direção contrária aos seus trades.

O truque:

O truque desta jogada é que raramente essa ordem monstro é alcançada pelo mercado, pois me parece que este player tem um sistema muito bom de gerenciamento de ordens (ele muda o valor da ordem com muita rapidez – ou é um bot que faz o gerenciamento), então ele vai acumulando sua posição ao mesmo tempo em que sua ordem monstro atrai players acreditando que esta funcionará como um suporte/resistência. Se por acaso o mercado for contra a posição principal, a ordem monstro rapidamente sai (ou muda de valor) sobrando só os outros players que tentaram colocar suas ordens a frente do muro.

Com isso ele consegue duas coisas:

1 – Força a criação de um suporte/resistência que ajuda na sua posição

2 – Cria uma demanda caso ele queira descarregar sua posição em qualquer momento


No comments:

Post a Comment