Monday, October 5, 2009

O Lutador e o Trader

Depois de muitas horas seguidas de vídeo game os mais variados pensamentos começam a surgir (menos o de parar de jogar). Estava jogando o jogo UFC Undisputed onde no modo carreira você constrói um lutador e vai subindo no ranking do UFC até poder lutar contra o campeão.

Este jogo, como a maioria dos jogos atuais, é bem diferente dos jogos do passado (Street Fighter / Mortal Kombat) pois inclui elementos de RPG para aumentar a variabilidade dos lutadores. A meu ver uma tentativa de aumentar a quantidade de tempo que passamos jogando. Esses elementos de RPG aparecem entre as lutas na forma de treinamentos, onde realizamos vários tipos de treinamentos para ficar cada vez mais fortes e esmagar nossos oponentes com mais facilidade no futuro.


 

Mas o que isso tem a ver com o mercado financeiro?


 

Quanto mais avançamos no ranking do UFC mais tempo passamos treinando antes de cada luta, as vezes gastamos um tempo razoável treinando para uma luta que resolvemos com apenas alguns socos. O que remete a vida real, os lutadores profissionais passaram anos treinando seus estilos de luta e horas e mais horas (MUITAS horas) treinando antes de cada luta que na grande maioria das vezes não dura mais do que 10 minutos.

Isso tem muito a ver com o mercado financeiro, do mesmo jeito que um lutador despreparado é facilmente nocauteado pelo seu oponente um operador despreparado está sujeito ao mesmo destino. A grande maioria dos traders acredita que quanto mais tempo ele passar "exposto" ao mercado mais ele vai aprender, isso leva muitos a acreditarem que swing trading é superior a montar posições e segurar, que day trading é mais eficaz que swing, que scalping é melhor que day trading.

Na realidade esses traders que buscam cada vez mais contato com o mercado sem o devido preparo/treinamento podem ser comparados a um lutador que ao invés de treinar vai direto para o ringue lutar.


 

...Ambos (o Lutador e o Trader) só vão conseguir acumular cicatrizes...


 

No comments:

Post a Comment