Antes de entrar em uma batalha conheça seu inimigo, saiba dos seus pontos fracos e fortes.
Através do gráfico de preço, volume, livro de ofertas e livro de negócios é possível saber (ou ter uma boa noção) do que os participantes do mercado estão pensando em um determinado momento. Aqui no Brasil é melhor ainda, pois o mercado é movido por apenas alguns players de mandam e desmandam nos movimentos de preço (pelo menos no curtíssimo prazo).
Meus arquiinimigos hoje começaram o dia comprando, mas o mercado lá fora estava em uma zona de congestão depois de uma queda forte por mais de duas horas e operando bem próximo a resistência. Eis que 09:09 o mercado aqui começou a se comportar estranhamente (no retângulo marcado no gráfico) e meus inimigos começaram a virar casaca trocando uma posição grande comprada por uma posição vendida.
Como o mercado americano (S&P) ficou batendo na resistência por mais alguns minutos foi questão das estrelas se alinharem para:
- O S&P reverter
- O mini Bovespa testar o máximo da abertura
- Meus oponentes começarem a encher a mão nas suas posições vendidas
- Todos aqueles que apostaram na alta estão agora presos já que o maior player está vendendo, não comprando
...E o mercado grita vende, vende, vende...
Por isso é sempre bom saber contra quem estamos jogando ao invés de culpar o mercado. Saiba que sempre tem alguém ganhando dinheiro quando você perde, as vezes ele é tão ninja que você não percebe...
No comments:
Post a Comment